Espetáculos

"O LIVRO QUE OUÇO, EU TIRO DO BOLSO"

                                                           Foto: o Grupo
                                                              



Contar histórias é um hábito cultural que atravessa gerações e faz parte do desenvolvimento humano. Este é um projeto de leitura e contação de histórias, desenvolvido pelo Grupo de Teatro Da Casa, no qual bolsos gigantes guardam livros e objetos, que ajudam os contadores a revelar o encantamento de cada história.

Indicado para crianças a partir de 2 anos.

                 
"HISTÓRIAS FORA DA CAIXA" 
Foto: Sabrina Marthendal

Margarida adora ler e contar histórias.  Ela vai a lugares onde têm crianças com o poder da imaginação capaz de abrir as “Caixas  Mágicas”. Das caixas saem livros, sempre diferentes, para serem compartilhados com quem quiser ouvir. 

Indicado para crianças a partir de 4 anos.

Acesse o material


"ERA OUTRA VEZ..."
      Foto: Sabrina Marthendal       


Mais um dia na vida da Contadora de Histórias. Ela vem compartilhar um conto de fadas sobre  uma princesa que morava em um palácio gigante, vivia cercada por servos e preocupada com lindas roupas, príncipes encantados e bailes luxuosos. A história acaba sendo transformada pelo olhar da Bruxa, que surge para contar outra versão da história a partir do olhar da sustentabilidade.
Essa Bruxa enfeitiça nossa Contadora com seus poderes vindos da Mãe Natureza. Juntas vão recriando a história de uma forma em que todos do reino possam ampliar seus pontos de vista e rever seus comportamentos. Nessa versão, os personagens superam os desejos de consumo exagerado e passam a trabalhar juntos, para que todos tenham uma vida melhor.
Indicado para crianças a partir de 6 anos.

Acesse o material



"GIRA JUNTO,

UM ESPETÁCULO PRA BRINCAR"

Foto: Sabrina Marthendal

Um convite a brincar, rodar e cantar essas cantigas que fazem parte da identidade do nosso povo, num resgate folclórico com o gosto, quase perdido, das brincadeiras populares. Um espetáculo para crianças, mas adultos também podem brincar.


Indicado para crianças a partir de 2 anos.


"A HISTÓRIA DO NATAL"
Foto: o Grupo

O Natal é uma tradição celebrada por vários povos e também uma das narrativas mais conhecidas do mundo. Chegou a vez do Grupo de Teatro Da Casa reviver essa história, e, de forma descontraída, brincar com seus acontecimentos sob o olhar cômico de duas contadoras de histórias. Elas tiram das malas os fatos e recriam de maneira divertida essa história universal de fraternidade e amor. 
Duas contadoras de histórias contam pelos quatro cantos do mundo as mais diferentes e belas narrativas. Dessa vez elas se preparam para contar a história mais famosa do mundo, uma história que aconteceu há muitos e muitos anos, cheia de aventura, amor e esperança: A história do Natal! Elas revivem, reinventam e recontam os fatos e acontecimentos dessa história tradicional, propondo uma brincadeira entre o passado e o presente.


            "O TRAJE DA RAINHA"           

             Fotos: Lucian Januario

No ano de 2012, o Grupo de Teatro Da Casa foi contemplado com o prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais, um prêmio de iniciativa do Ministério da Cultura que visa premiar iniciativas culturais já realizadas e promovidas por jovens. Com os recursos recebidos, montamos, em 2013, o espetáculo "O TRAJE DA RAINHA", uma peça baseada no clássico conto dinamarquês "A Roupa Nova do Rei", escrito por Hans Christian Andersen. A partir de técnicas de comédia e inspirados na pop arte, recontamos essa história de forma bem humorada para falar da vaidade humana. 


Tudo ia muito bem num certo reino muito distante governado por uma rainha jovem e muito vaidosa, até que, em meio a uma crise de estilo instalada no palácio, aparece uma modista estrangeira prometendo um tecido mágico, capaz de separar os bons dos ruins, os competentes dos incapazes.

Este tecido é bem conveniente para uma rainha cercada de nobres e criados... já o povo, orgulhoso de ser governado pela mais elegante e refinada realeza, verá de perto o poder e o perigo da vaidade que veste o ser humano. Essa história é antiga, e desta vez recontada pelos olhos da comédia propõe uma reflexão sobre hábitos e vaidades, nem tão distantes assim. 


"AOS QUINZE"
Foto: o Grupo

Ao completar 15 anos, Rê decide fazer uma festa e convidar seus amigos para comemorar essa data tão especial. Essa festa será marcada por surpresas e revelações importantes, para uma adolescente em fase de descobertas sobre as pessoas e o mundo.

O espetáculo “AOS QUINZE” nasceu em 2013 como parceria do Grupo de Teatro Da Casa e o SAMAE de Gaspar, pelo Projeto Criação, que trabalha com educação ambiental para os estudantes das escolas de Gaspar. Rê é uma adolescente que está completando quinze anos, junto com sua mãe e seus amigos Bia e Beto preparam a festa mais esperada do ano.  Em meio a todo esse universo adolescente dos amores, paqueras e amizades, eles descobrem que toda ação tem uma reação e que todos são responsáveis para manter vivo o planeta.
O espetáculo “Aos Quinze” é voltado para o público adolescente de 6º ao 9º ano e aborda questões ecológicas dentro do universo adolescente, provocando a reflexão sobre o consumo consciente, a reciclagem e a geração de resíduos. A proposta de trabalhar com teatro para falar sobre essas questões ambientais permite uma maior aproximação com o universo dos adolescentes e vai além da simples apresentação de conceitos, pois a história vivida pelos personagens propõe questionamentos sobre como nossas atitudes cotidianas reverberam em consequências para todo mundo ao redor. 
“A vida de todos está interligada e o que você faz para o mundo, um dia volta pra você.”


      "A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN"

                                                               Foto: Sabrina Marthendal

Em 2012 remontamos “A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN” (que havia sido apresentada em 2009 com o intuito de aperfeiçoar o estudo da comédia e do gênero farsesco do Grupo de Teatro Da Casa) em um projeto contemplado pelo FIA – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – que visa preparar jovens artistas para o mercado cultural de trabalho. O texto clássico e obra prima do gênero farsesco, datado de 1460 e de autor desconhecido, conta a história de um advogado falido, Pathelin, e suas artimanhas para conseguir roupas novas para ele e sua cara metade, Guilhermina. A intriga é veloz as situações saltam no tempo em jogos de enganações e patifarias envolvendo o comerciante Guilherme Côvado, o pastor Teobaldo e o Juiz da cidade.


"QUEM PEGOU A MINHA GARRAFINHA?"
Foto: o Grupo

E se todas as garrafas de plástico desaparecessem do mundo? Esse é o dilema de Gabriela, uma corajosa menina que vê desaparecer  de  sua casa as  garrafas de plástico e se envolve  em  uma investigação cheia de aventura e  mistério... Quem será o ladrão de garrafas?  

O espetáculo "QUEM PEGOU A MINHA GARRAFINHA?" nasceu  de uma  parceria entre o Grupo  de  Teatro Da  Casa e o SAMAE de Gaspar, para falar com as crianças  sobre a consciência ambiental e reciclagem através do teatro. Esse espetáculo estreou em 2011 e percorreu as escolas do município de Gaspar em 2011 e 2012 pelo projeto “roda da reciclagem” e segue se apresentando nas escolas da região. Trata-se  da  aventura  de Gabriela  e  sua tia  detetive  Cris  para  desvendar  um  grande  mistério:  o desaparecimento das  garrafas de plástico. Como viver num mundo sem ter onde armazenar os produtos? Quem será que está sumindo com todas as garrafas? Na tentativa de encontrar  o  ladrão acabam  se  deparando  com  o  Bicho  Papão, que  está  papando  todas as  garrafas  para salvar  o mundo das crianças da poluição. Como brincar de história de bicho papão se o mundo das crianças corre o risco de acabar?   Nessa  história  onde o  monstro  sai  da  ficção para  ser o herói  frente a  destruição do  planeta pela poluição, as  crianças  aprendem sobre conceitos de lixo, reutilização e reciclagem e  a partir da  fantasia do teatro e  levam para a prática cotidiana atitudes positivas com relação ao meio ambiente em que vivem. 


"QUE HISTÓRIA CONTAREMOS HOJE?"
Foto: o Grupo

Três artistas mambembes revivem e reinventam, com os temperos de sua arte, acontecimentos históricos que contam um pouco da história da formação do povo de Gaspar.   Um encontro divertido e poético com as nossas origens.

Essa vida de criar e recriar...
Viver de fantasia pra falar do que é verdade,
Viver de narrar aventuras e representar heróis!


"COMÉDIA CAFÉ"
                                                                Foto: o Grupo
Comédia Café é um espetáculo de esquetes baseadas em textos de Luiz Fernando Veríssimo, onde a platéia guiando-se por um cardápio escolhe cenas na hora da representação, 
para saciar seu apetite por risos. O espetáculo tem uma abertura para improvisação, visto que os atores nunca sabem qual cena irão fazer, a escolha depende exclusivamente do desejo da platéia. Esse trabalho fez sua estréia dia 18 de maio de 2011.


  "O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA"
                                                              Foto: o Grupo
Este espetáculo marcou o surgimento do grupo e fez sua estréia no dia 15 de outubro de 2009 no IV FETEST.


"ARLEQUIM, O GUARDA DE HONRA"
Foto: o Grupo

Esse ato cômico teve sua estréia no dia 22 de maio de 2010 em Gaspar, na Festa Italiana. Baseado na ''Commédia Dell'Arte Italiana'' faz parte do estudo de comédia do Grupo de Teatro Da Casa. Trata-se de uma confusão criada pelo criado Arlequino para defender a filha do patrão Pantaleone, a belíssima Izabella, das garras do Capitão Rodomonte que deseja namorar a donzela.


"QUEM COMEU AS HISTÓRINHAS?"
Foto: o Grupo

Essa é uma peça de teatro destinada às crianças e conta a história da escritora Rosa que derrepente não consegue escrever mais histórias infantis, as letras sumiram de sua máquina de escrever! E as crianças não conseguem mais ler as historinhas das bibliotecas, porque as letras começam a desaparecer dos livros... Que mistério! Isso é um caso para detetive... quem será que está raptando as letras? Estreamos no dia 15/10/2010 no V Fetest em Rio do Sul.


"A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN" 
                                                             Foto: o Grupo

Esse conhecido texto medieval foi o que nos levou ao inicio do estudo em Comédia e Farsa que o grupo continua desenvolvendo em 2010. A Farsa do Advogado Pathelin estreou no dia 02/12/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário