sexta-feira, 13 de abril de 2012

Grupo de Teatro da Casa apresenta A farsa do advogado Pathelin!


Prefeitura de Blumenau
http://www.blumenau.sc.gov/.





Grupo de Teatro da Casa apresenta A farsa do advogado Pathelin

(Terça-feira,10/04/2012 )

O Grupo de Teatro da Casa apresenta de quarta-feira, dia 11, a domingo, 15, às 20h, no Espaço Multicultural Elfy Eggert da Fundação Cultural de Blumenau, a peça A farsa do advogado Pathelin.

O grupo estreou em março a mais nova montagem do clássico texto francês, como resultado de um trabalho iniciado em 2011 e contemplado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), que tem como finalidade preparar os adolescentes para o mercado de trabalho cultural. Dentro do projeto além da montagem do espetáculo, o grupo ministrará também uma oficina de jogos teatrais para jovens que quiserem experimentar o teatro. A peça é indicada para maiores de 12 anos.

A Farsa do advogado Pathelin, texto clássico datado de 1460 e de autor desconhecido, conta a história de um advogado falido, Pathelin, e suas artimanhas para conseguir roupas novas para ele e sua companheira, Guilhermina. A intriga é veloz, as situações saltam no tempo em jogos de enganações e patifarias envolvendo o comerciante Guilherme Côvado, o pastor Teobaldo e o Juiz da cidade. A montagem feita pelo Grupo de Teatro da Casa, no seu exercício de estudo da comédia, busca criar um jogo cênico onde as personagens e o público se envolvem na trama repleta de astúcia e vigor. Neste trabalho o grupo explora a interpretação farsesca e os tipos cômicos que personificam uma crítica bem humorada aos poderes morais e políticos, estabelecidos na sociedade em diferentes épocas.

Este texto foi escolhido por sua importância no estudo da comédia e do gênero farsesco, bases da pesquisa do grupo, e por levar o grupo a uma reflexão sobre assuntos atuais mesmo, sendo a trama escrita na idade média. Trata-se de uma história de astúcia baseada em jogos de enganação e que representa através da comédia, uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e corrompida pelo brilho da riqueza e o poder, levando o homem a atacar seus iguais em busca dessa felicidade baseada no lucro individual. Nas intrigas os personagens enganam, traem, mentem, invejam, numa luta desmedida e sem pudor.

Este projeto de montagem surgiu da necessidade de preparar jovens artistas para que eles possam encontrar um lugar no mercado de trabalho da cultura, conta com uma preparação que vem sendo feita desde 2009, quando o Grupo de Teatro da Casa surge a partir de trabalhos na Casa das Oficinas Culturais Dagobert Guinter. Desde então os jovens passam a se reunir regularmente para fazer, estudar e discutir o teatro, investindo também na sua formação em cursos e oficinas e participando de festivais e mostras de Teatro, com o objetivo de romper as fronteiras do teatro educacional e amador e criar um grupo de teatro profissional.

A direção é assinada por Natália Curioletti e em cena os jovens atores: Jamir Bruno Mellato, Karina Schramm, Diones Rafael Silva e Maria Luiza Eufrázio, o cenário é de Roberto Murphy, os figurinos de Fabio Hostert, direção musical de Dayro Bornhausen, programação visual de Marlon Barg e na assistência de produção Paula Lana


Ficha Técnica:Direção: Natália Curioletti

Atuação: Jamir Bruno Mellato, Karina Schramm, Diones Rafael Silva e Maria Luiza Eufrázio

Cenário: Roberto Murphy

Figurinos: Fabio HostertDireção Musical: Dayro Bornhausen

Programação visual: Marlon Barg

Fotos: Sabrina Marthendal

Assistência de produção: Paula Lana


Uma produção: Grupo de Teatro da Casa

Patrocínio: Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

Apoio Cultural: Departamento de Cultura de Gaspar e Sociedade de Amigos da Biblioteca (Sabe)Para saber mais: www.grupodeteatrodacasa.com.br/ grupodeteatrodacasa.blogspot.com.


Serviço:Temporada Blumenauense de Teatro


De 11 a 15 de abril, às 20h

Espaço Multicultural Elfy Eggert – Fundação Cultural de Blumenau

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário