terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Hoje estaremos na Furb TV, para gravar o programa Cidadania em Debate, que vai ao ar na próxima segunda-feira, para falar um pouco sobre o trabalho que realizamos com teatro e com os jovens desde 2009.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Grupo Fãs de Teatro promove Oficna de Improviso em Gaspar

Já estão abertas as inscrições para a "Oficina de Improviso" que acontecerá em Gaspar, nos dias 8, 9 e 10 de março. O curso, que está sendo promovido pelo Grupo Fãs de Teatro e ministrado por Natália Corradi Curioletti, é uma iniciação para a técnica do improviso e destinada para pessoas interessadas em estudar a preparação do ator por intermédio de técnicas de improvisação.

Quem tiver interesse, entrar em contato com: Moema - (47) 9964-5905 - Produção local.


Mais informações: 
http://www.adjorisc.com.br/jornais/jornalmetas/cultura-e-lazer/gaspar-recebe-oficina-do-improviso-1.1235165#.USglsTcsHzR

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

JORNAL CRUZEIRO DO VALE

Grupo de teatro de Gaspar ganha destaque em prêmio nacional

Data: 21/02/2013
fotopg11abreMD.jpg 
O grupo de teatro Da Casa, formado por jovens apaixonados pelo teatro, recebeu um prêmio de reconhecimento à iniciativa de produzir teatro com jovens e para jovens. No fim do ano passado, o grupo recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. O incentivo financeiro, no entanto, chegou aos integrantes do grupo apenas neste mês.
O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Cultura e visa conceder 500 prêmios à iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais. Com o projeto denominado “Teatro: acesso à cultura para os jovens de Gaspar”, o grupo de teatro Da Casa ficou entre os 100 premiados em todo o Brasil, na faixa etária de 15 a 17 anos.
A integrante do grupo Natalia Corradi Curioletti afirma que o prêmio significa a confirmação de que, apesar das dificuldades encontradas para produzir teatro nas cidades distantes dos grandes centros culturais, a iniciativa é necessária e vale a pena. “Com os recursos do prêmio, o grupo poderá cobrir parte do investimento necessário para a realização do próximo espetáculo, com estreia prevista para abril”, explica.

O grupo de teatro Da Casa surgiu em 2009, a partir de oficinas de teatro realizadas na Casa das Oficinas Culturais Dagoberto Gunther. Desde então, os jovens participantes se reúnem para fazer, estudar e discutir assuntos relacionados ao teatro. Hoje o grupo é formado por três jovens que produzem os espetáculos. A contratação de atores e demais funcionários necessários para as apresentações é feita com recursos adquiridos com prêmios e patrocinadores. “Nossos espetáculos são feitos conforme nossas possibilidades. Como somos um grupo independente, temos que contar com o apoio de empresas e instituições”, reforça Natália.


http://www.cruzeirodovale.com.br/?grupo-de-teatro-de-gaspar-ganha-destaque-em-premio-nacional&ctd=19093

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

JORNAL METAS

Talento teatral é premiado
19/2/2013 05:10:26
$alttextDesde 2009, o Grupo de Teatro Da Casa enfrenta um desafio a cada montagem de espetáculo: fazer teatro com jovens para um público jovem. A comprovação de que a receita deu certo pode ser vista na presença de público durante as apresentações ou, a partir do ano passado, no reconhecimento nacional deste projeto. O Grupo de Teatro da Casa recebeu do Ministério da Cultura o “Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais”, uma espécie de iniciativa que tem o objetivo conceder 500 prêmios às iniciativas já realizadas e concluídas por jovens agentes culturais.
O projeto premiado leva o nome “Teatro: acesso a cultura para os jovens de Gaspar” e ficou entre os 100 premiados na faixa etária de 15 a 17 anos, entre projetos inscritos de todo o Brasil. O grupo vê o prêmio como uma confirmação de que produzir teatro nas cidades distantes dos grandes centros culturais é uma iniciativa necessária e importante, apesar das muitas dificuldades encontradas neste caminho.
De acordo com a diretora do grupo, Natália Corradi Curioletti, esta é uma forma de o MinC incentivar que jovens que já realizaram trabalhos culturais continuem neste caminho. “O prêmio conta mais pelo reconhecimento do que pelo recurso em si. Este prêmio ajudará na produção da nova peça, mas não cobrirá todos os custos, embora seja de grande valia para um grupo que está sem patrocinadores. Inclusive, estamos abertos a patrocínios”, comenta a diretora. Natália não revela detalhes da nova peça, apenas conta que será um espetáculo voltado para adolescentes e, no momento, a produção foca em uma pesquisa para conseguir se comunicar melhor com o público jovem por meio de uma linguagem de teatro que converse com esta faixa etária. No palco, serão três atores, sendo um deles um artista convidado. A diretora destaca que, para fazer teatro, é preciso ter muito mais profissionais do que apenas os que aparecem no palco, como figurinistas e cenógrafos, por exemplo.
Embora a maior parte do grupo seja de Gaspar, os ensaios acontecem em Blumenau, no espaço emprestado por outro grupo de teatro. “É uma necessidade da produção. As meninas do grupo também passam parte do tempo em Blumenau e isso acabou facilitando”, explica.
Origem
O Grupo de Teatro da Casa teve origem na oficina de teatro da Casa das Oficinas Dagobert Günther. Os alunos sentiram a necessidade de ir além do que aprendiam na oficina, quiseram se profissionalizar e veio, então, a ideia de um grupo de teatro independente. Natália era a professora da oficina e se tornou a diretora do grupo, que não tem mais relações com a Casa das Oficinas.
http://www.adjorisc.com.br/jornais/jornalmetas/vida-e-comportamento/talento-teatral-e-premiado-1.1233365#.USQmwfIsHzQ

NO JORNAL DE ONTEM


18/02/2013 | N° 12808

CONTRACAPA | Vinicius Batista

vinicius.batista@santa.com.br
  • TEATRO JOVEM

    Além dos aplausos ao fim de cada espetáculo, o Grupo de Teatro da Casa, de Gaspar, recebe reconhecimento através do Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais, do Ministério da Cultura. O prêmio nacional foi dado pelo projeto Teatro: Acesso à Cultura para os Jovens de Gaspar, que desenvolve estudos e montagem de espetáculos para o público jovem. Formado em 2009, o grupo sempre focou em trabalhos para e com jovens da comunidade. Com os recursos do prêmio, o Grupo Teatro da Casa financiará parte do novo espetáculo, com estreia prevista para abril deste ano.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Grupo de Teatro Da Casa recebe prêmio do Ministério da Cultura pelo trabalho realizado


O Grupo de Teatro Da Casa, formado em 2009 por estudantes de teatro de Gaspar, desenvolve desde então estudos e montagem de espetáculos voltados para o público jovem e no final do ano passado teve reconhecida a nível nacional sua a iniciativa de produzir teatro com jovens e para jovens, através do recebimento do PRÊMIO AGENTE JOVEM DE CULTURA: DIÁLOGOS E AÇÕES INTERCULTURAIS.

Esse prêmio é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) e tem como objetivo conceder 500 prêmios à iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais. Com o projeto denominado “Teatro: acesso à cultura para os jovens de Gaspar”, o Grupo de Teatro Da Casa ficou entre os 100 premiados em todo o Brasil, na faixa etária de 15 a 17 anos.

Para o Grupo de Teatro Da Casa, que desde o inicio de sua formação sempre trabalhou com a criação de espetáculos com jovens e para jovens, funcionando também como um espaço de formação cultural, esse prêmio significa a confirmação de que, apesar das dificuldades encontradas para produzir teatro nas cidades distantes dos grandes centros culturais, essa é sim uma iniciativa importante e mais do que isso, é necessária. Esse reconhecimento só faz aumentar o desejo de continuar aperfeiçoando nosso trabalho para oferecer ao público cada vez mais qualidade artística.

Com os recursos do prêmio o grupo poderá cobrir parte do investimento necessário para a realização de seu próximo espetáculo, com estreia prevista para abril deste ano. O grupo está em fase de montagem e dedica o novo espetáculo a todos os jovens que passaram pelo grupo ao longo desses quatro anos, aos amigos e aos apoiadores, que como nós, acreditam na importância da arte na vida das pessoas, para a construção da cidadania. 


Fonte: Grupo de Teatro da Casa.