Tudo ia muito bem num certo reino muito distante governado por uma rainha jovem e muito vaidosa, até que em meio a uma crise de estilo instalada no palácio aparece uma modista estrangeira prometendo um tecido mágico capaz de separar os bons dos ruins, os competentes dos incapazes. Essa é a trama que será levada a cena pelo Grupo de Teatro Da Casa no seu novo espetáculo: “O Traje da Rainha”, que estreia neste sábado às 16h, na abertura da Virada Cultural de Gaspar, no auditório do Salão Cristo Rei.
O teatro e seu alto poder de comunicação enquanto arte vibrante e ao mesmo tempo efêmera é uma forma de estimular o senso crítico e pôr em jogo questões pertinentes ao público infanto-juvenil, ao qual este trabalho se dedica, para isso o grupo de teatro da casa foi se inspirar no clássico conto de fadas dinamarquês: “A Nova Roupa do Rei”, e reconta essa história de forma bem humorada, para falar da vaidade humana.
A partir de técnicas de comédia e inspirados pela pop arte, o grupo põe em cena a história de uma rainha com tal fixação por roupas novas, que transforma todo seu reino em palco de desfile e seu governo em ações de moda.
Cega pela vaidade e pela iminência de perder o título de “ rainha mais bem vestida de todos os reinos” ela recebe em seu palácio uma modista que promete “uma roupa feita de um tecido tão maravilhoso que só os inteligentes podem ver”. A rainha paga caro para possuir o visual perfeito e então percebe que por baixo dos panos existe algo mais...
Discutir questões relativas ao comportamento dos jovens e suas atitudes frente o mundo que o cerca, sempre foram motivos de reflexões que reverberam nas experiências cênicas do grupo de teatro da casa.
O Grupo de Teatro Da Casa trabalha desde 2009 com espetáculos voltados aos jovens e adolescentes. Essa montagem foi patrocinada pelo premio agente jovem de cultura, recebido pelo grupo no fim do ano passado. A entrada é franca. Participe!
Ficha Técnica:
Direção: Natália Curioletti
Adaptação: Karina Schramm e Natália Curioletti
Atuação: Karina Schramm, Paula Lana e Sidney Dietrich
Cenário: Paula Lana e Natália Curioletti
Figurinos: Fabio Hostert
Luz: Sidney Dietrich
Programação Visual: Marlon Barg
Fotos: Lucian Januário
Uma produção: Grupo de Teatro Da Casa
Patrocínio: Prêmio Agente Jovem de Cultura 2012 – Ministério da Cultura.
Apoio: Grupo Fãs de Teatro
Fonte: Grupo de Teatro Da Casa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário