quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

terça-feira, 24 de novembro de 2015


Após as apresentações, os professores do CEI do SESC e da Escola Ensino Básico Belchior pediram aos alunos que fizessem um desenho representando o que mais lhes chamou atenção no espetáculo. E olha só o que saiu:











segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Se você quer saber quais as próximas escolas onde estaremos com nosso novo espetáculo, pelo Projeto Criação é só clicar no link:

Sobre o Projeto Criação

sábado, 22 de agosto de 2015

Grupo de Teatro Da Casa estreia o espetáculo infantil "Era Outra Vez"

Nessa segunda-feira, 24 de agosto, o Grupo de Teatro Da Casa estreia o espetáculo infantil "Era Outra Vez". A peça faz parte do Projeto Criação, realizado pelo Samae de Gaspar, e fará sua primeira apresentação na E.E.B. Aninha Pamplona Rosa, às 9h15min. Saiba mais sobre o espetáculo:



Sinopse


Era Outra Vez, um espetáculo feito para compartilhar histórias de contos de fadas com as crianças...
E isso quase dá certo! Não fosse a intromissão da Bruxa, que a cada apresentação sai do livro para nos fazer rever essa história e ampliar nossos pontos de vista.  Essa Bruxa enfeitiça nossa Contadora com seus poderes vindos da Mãe Natureza, para juntas, recriarem o conto de fadas a partir do olhar da sustentabilidade.  

Release:
O Grupo de Teatro Da Casa estreia em 2015 o espetáculo “Era outra vez”, destinado ao público infantil, através do Projeto Criação do Samae de Gaspar. O espetáculo foi criado a partir dos contos de fadas e do ato de contar histórias para crianças.
Mais um dia na vida da Contadora de Histórias. Ela vem compartilhar um conto de fadas sobre  uma princesa que morava em um palácio gigante, vivia cercada por servos e preocupada com lindas roupas, príncipes encantados e bailes luxuosos. A história acaba sendo transformada pelo olhar da Bruxa, que surge para contar outra versão da história a partir do olhar da sustentabilidade.
Essa Bruxa enfeitiça nossa Contadora com seus poderes vindos da Mãe Natureza. Juntas vão recriando a história de uma forma em que todos do reino possam ampliar seus pontos de vista e rever seus comportamentos. Nessa versão, os personagens superam os desejos de consumo exagerado e passam a trabalhar juntos, para que todos tenham uma vida melhor.
Diante de tantos problemas ambientais que enfrentamos nos últimos tempos, é cada vez mais importante revermos nossas atitudes diárias para melhorar a vida e a saúde das pessoas. Os hábitos indevidos de consumo  e o mal uso dos recursos naturais prejudicam o meio ambiente e, por consequência, a vida e a saúde de todos. Temos que ver por outros ângulos nossos hábitos para não continuarmos repetindo sempre as mesmas histórias de desperdício, poluição e degradação.
A partir da metáfora de “rever a história”, o espetáculo “Era Outra Vez” propõe para as crianças a prática de  novos olhares para suas atitudes cotidianas. Quando entendemos que as atitudes de cada pessoa, somadas, podem melhorar o mundo, entendemos nossa responsabilidade junto à sociedade. Mudar a história é ser um personagem atuante na construção de um mundo mais sustentável, revendo algumas pequenas atitudes que melhoram e  reverberam na vida de todos.

Ficha Técnica:
Direção e roteiro: Natália Curioletti
Elenco: Dani Farias e  Karina Schramm
Sonoplastia: Jowe Schurt
Figurinos: Ana Paula Schneider
Programação Visual: Jowe Schurt
Ilustração: Maurício Huber

Confira algumas fotos:





quarta-feira, 5 de agosto de 2015

No dia 24 de agosto estrearemos mais um espetáculo no Projeto Criação do Samae de Gaspar.





Projeto Criação

Iniciado em 2011, o Projeto Criação foi desenvolvido com o intuito de envolver a comunidade gasparense em ações educativas ao abordar os princípios do respeito ao meio ambiente, consumo consciente e cuidado com o descarte de resíduos. O objetivo deste programa é promover a educação ambiental por meio de práticas lúdicas, como o teatro, levando conhecimento através de histórias divertidas.

A primeira peça teatral apresentada intitulava-se “Quem pegou minha garrafinha?” e foi direcionada ao público infantojuvenil. Encenada nos anos 2011 e 2012, ela mostrava um exemplo de descaso com o meio ambiente pela geração crescente de resíduos sólidos e sua incorreta destinação, especialmente dos artefatos de plástico.


No ano 2013, o enfoque do programa foi o público adolescente. A peça “Aos Quinze” provocava uma reflexão sobre consumo e sustentabilidade. Uma jovem, ao completar 15 anos, decide fazer uma festa e convidar os amigos para comemorar a data. Em meio à preparação, eles descobrem que toda ação tem uma reação e que todos são responsáveis para manter o equilíbrio do planeta.

Em 2014 foi a vez das crianças dos Centros de Desenvolvimento Infantis (CDIs) municipais receberem uma apresentação de teatro de marionetes, intitulada “Cuidando do meio ambiente”. Nesta peça, os personagens passavam por diversos ambientes e, em todos os cenários, encontravam situações de poluição.
 

Na edição de 2015, será encenada a peça “Era outra vez”, pelo grupo Teatro Da Casa, que abordará o tema sustentabilidade ambiental, visto sob a ótica de diferentes personagens dos contos de fadas. O foco deste ano volta a ser o público infantojuvenil, com ênfase em alunos de 3º ao 5º ano do ensino fundamental.


O Samae e a Educação Ambiental 

De acordo com a Política Municipal de Resíduos Sólidos, Lei nº 3378 de 2011, constituem atribuições do Samae, o incentivo e a promoção de ações voltadas à educação ambiental, de forma a estimular a redução da geração de resíduos sólidos, o desperdício de materiais, a poluição e os impactos adversos ao meio ambiente.

A educação ambiental envolve um conjunto de processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Ela define uma nova maneira de pensar, sentir e agir sobre o homem, a natureza e o meio ambiente.



segunda-feira, 27 de julho de 2015


MOMENTOS GIRA JUNTO NO 28 FITUB
dia 10/07


foto: Daniel Zimermann



foto: Daniel Zimermann

foto: Daniel Zimermann

foto: Daniel Zimermann

foto: Daniel Zimermann

foto: Daniel Zimermann

foto: Daniel Zimermann


MOMENTOS GIRA JUTO NA ESCOLA SPAZIO BAMBINI 
apresentação dia 26/06









sábado, 13 de junho de 2015

Gira Junto!

Essa semana fizemos duas apresentações na Yellow Tree, que é uma escola muito legal e nossa apoiadora nesse projeto do "Gira Junto, um espetáculo pra brincar"
Agradecemos a direção e professores da escola, aos pais que foram curtir teatro ao lado dos seus filhos e principalmente às crianças!!! Foi muito bom brincar de teatro com vocês!
Parcerias como esta tornam possíveis realizações artísticas! Obrigada!










sexta-feira, 29 de maio de 2015

Hoje o "Gira Junto, um espetáculo pra brincar" brincou pela primeira vez!!

E foi hoje no dia 29 de maio de 2015 que o nosso novo trabalho saiu da sala e foi brincar com os alunos da escola  Fernando Ostermann, aqui em Bluemanau!

Nosso muito obrigada a escola e o seu respeitável público que girou com a gente!


foto: Mauricio Huber

foto: Mauricio Huber

foto: Mauricio Huber




foto: Mauricio Huber




terça-feira, 26 de maio de 2015

Está saindo do forno nosso novo espetáculo....


GIRA JUNTO, um espetáculo pra brincar...

Esta ficando pronto...

Logo, logo vamos estrear...

EBA!


sexta-feira, 27 de março de 2015

Dia Mundial Do Teatro

Hoje é dia Mundial do Teatro!

Um viva a todos os que fazem do "palco"(seja ele tradicional, na rua, no patio, na tenda ou onde mais essa arte quiser caber... ) sua Casa e seu motivo maior. Pois viver nessa arte é descobrir-se a cada dia e ensaiar-se sempre, entender-se em processo.
Vivem em Teatro é  viver em grupo e olhar pro mundo e pra cada um, é colocar todo seu corpo em arte por ter essa necessidade de comunicar-se com o outro pela cena.
É arte onde a vida pulsa e confronta ,
É arte que busca o humano,
É víscera,
É relação,
É efêmero, porém eterno...

Nós do Grupo de Teatro da Casa, desejamos que todos possam sentir essa força e que nós possamos continuar cada vez mais vivendo disso que é tão poderoso e invisível.

foto: Sabrina Marthendal