quarta-feira, 5 de agosto de 2015

No dia 24 de agosto estrearemos mais um espetáculo no Projeto Criação do Samae de Gaspar.





Projeto Criação

Iniciado em 2011, o Projeto Criação foi desenvolvido com o intuito de envolver a comunidade gasparense em ações educativas ao abordar os princípios do respeito ao meio ambiente, consumo consciente e cuidado com o descarte de resíduos. O objetivo deste programa é promover a educação ambiental por meio de práticas lúdicas, como o teatro, levando conhecimento através de histórias divertidas.

A primeira peça teatral apresentada intitulava-se “Quem pegou minha garrafinha?” e foi direcionada ao público infantojuvenil. Encenada nos anos 2011 e 2012, ela mostrava um exemplo de descaso com o meio ambiente pela geração crescente de resíduos sólidos e sua incorreta destinação, especialmente dos artefatos de plástico.


No ano 2013, o enfoque do programa foi o público adolescente. A peça “Aos Quinze” provocava uma reflexão sobre consumo e sustentabilidade. Uma jovem, ao completar 15 anos, decide fazer uma festa e convidar os amigos para comemorar a data. Em meio à preparação, eles descobrem que toda ação tem uma reação e que todos são responsáveis para manter o equilíbrio do planeta.

Em 2014 foi a vez das crianças dos Centros de Desenvolvimento Infantis (CDIs) municipais receberem uma apresentação de teatro de marionetes, intitulada “Cuidando do meio ambiente”. Nesta peça, os personagens passavam por diversos ambientes e, em todos os cenários, encontravam situações de poluição.
 

Na edição de 2015, será encenada a peça “Era outra vez”, pelo grupo Teatro Da Casa, que abordará o tema sustentabilidade ambiental, visto sob a ótica de diferentes personagens dos contos de fadas. O foco deste ano volta a ser o público infantojuvenil, com ênfase em alunos de 3º ao 5º ano do ensino fundamental.


O Samae e a Educação Ambiental 

De acordo com a Política Municipal de Resíduos Sólidos, Lei nº 3378 de 2011, constituem atribuições do Samae, o incentivo e a promoção de ações voltadas à educação ambiental, de forma a estimular a redução da geração de resíduos sólidos, o desperdício de materiais, a poluição e os impactos adversos ao meio ambiente.

A educação ambiental envolve um conjunto de processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Ela define uma nova maneira de pensar, sentir e agir sobre o homem, a natureza e o meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário