quinta-feira, 27 de julho de 2017

A HISTÓRIA APÓS AS HISTÓRIAS - Trabalho pedagógico a partir do teatro - por Joanna OM



No dia 16 de maio estivemos no Centro Educacional Canguru , em Jaraguá do Sul. Lá apresentamos o espetáculo "Histórias Fora da Caixa". A professora Joana OM fez um lindo trabalho com as crianças a partir da experiência que tiveram com a apreciação da peça. Veja como foi o trabalho pedagógico a partir do teatro:

A HISTÓRIA APÓS AS HISTÓRIAS por Joanna OM

No dia 16 de maio de 2017 recebemos em nossa escola Centro Educacional Canguru, o Grupo Teatro da Casa com o espetáculo "Histórias fora da caixa" e sua sensível contadora Margarida.
Margarida foi recepcionada com muito carinho e euforia pelos nossos alunos desde Infantil 1 ao 4º ano. Todos muito atentos estavam curiosos para saber o que eram e o que continham as tais caixas mágicas apresentadas por Margarida.
Ao final de tanta magia, todos receberam sementes que se multiplicaram em nosso terreno fértil canguriano de ser. O Infantil 2 levou as sementes para casa convidando os pais a intercederem com sua criatividade e escrita a uma composição de continuação das histórias.
Já o primeiro ano decidiu inicialmente retratar Margarida e junto do retrato colocar algumas palavras vindas do seu coração em sinal de gratidão e enviá-las a ela. E depois quiseram construir sua própria caixa mágica e selecionar quais seriam os livros merecedores de habitá-la.
As turmas do 2º e 3º anos em duplas, realizaram a escrita de um roteiro teatral partindo das sementes que receberam. Desenharam com detalhes um croqui de cenário, finalizando em um portfólio para então confeccionarem uma caixa de lambe-lambe.







O “Teatro Lambe-Lambe” é uma caixa cênica em miniatura, onde são encenados espetáculos de teatro de bonecos, de curta duração, geralmente assistidos por uma pessoa em cada sessão.
Trabalho este que se estendeu para a turma do 4o ano que inspirada nas sementes decidiu escrever um texto paralelo a possível história sugerida também fechando na confecção da caixa de lambe-lambe.
Todos estiveram muito empenhados durante estas atividades. E adoraram poder se corresponder virtualmente com Margarida por whatsapp, via professora é claro, para contarem as novidades e agradecê-la por ter vindo a nossa escola.
Enfim, depois de tanto trabalho, faremos uma mostra de Teatro Lambe-lambe no segundo semestre aberta ao público. Isso só vem corroborar com a ideia de que o teatro e toda a linguagem artística pode ser tão semeada quanto qualquer alimento na vida de uma criança. E a criança que se alimenta de arte afina seu olhar sensível formando-o numa apreciadora minuciosa da expressividade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário